A Importância Do Saber Contar História Na Educação Infantil
"O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o
ficar, o pensar, o teatral, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o
escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal,
tudo pode nascer dum texto!" (ABRAMOVICH, 1995, p. 23)
O advento da globalização trouxe mudanças consideráveis na sociedade
como um todo, a tecnologia de ponta substituiu muitos hábitos. A tv, os
computadores, os videogames e tantas mídias tomaram lugar do bom e velho
livro.
Muitos não veem o porque de ler um livro, se há possibilidade de
ouvir a mesma história em um audiolivro, ou assisti-la em filme em um
tempo bem reduzido. Ler passou a ser uma obrigação, muitos só leem
quando há necessidade escolar e mesmo assim, inúmeras vezes substituem a
leitura da obra na íntegra, por uma resenha on-line.
A escola cotidianamente vem perdendo o seu papel como estimuladora da
literatura para os educandos, já não há mais o uso contínuo de livros
paradidáticos e muito menos avaliações da leitura.
A leitura dever ser cultivada desde a primeira infância. É muito
importante quando a mãe conta histórias para o seu filho ainda bebê,
pois mesmo sem interagir ou entender, este vai se sentindo confortável e
concentrado, até o momento ao qual passa a ter entendimento do contexto
criando prazer e admiração pelas histórias.
O alicerce para o interesse da literatura deve ser na educação
infantil, onde o professor deverá criar meios para que os alunos possam
se ambientar com as histórias, meios como o acesso e manuseio a livros,
contação de histórias, encenação, introdução de princípios a partir dos
contos, entre outros.
As histórias podem ser contadas com recursos variados para que o
aluno possa inter atuar com o meio e criar gosto pela leitura, como a
utilização de fantoches, dedoches, reprodução do texto com artesanato,
encenação...
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